-
-
Marielle de Sarnez, vice-présidente du MoDem et seule élue MoDem au Conseil de Paris, a démissionné le 8 avril 2010 de son mandat municipal parisien.
Députée européenne depuis 1999, elle a indiqué qu'elle avait pris cette décision pour des raisons de cumul de mandat : "C'est très difficile de faire deux choses à la fois, le cumul des mandats n'est pas une bonne chose. J'essaye moi-même de me conformer à ce que je crois juste".
Elle sera remplacée au Conseil de Paris par Jean-François Martins, 28 ans, conseiller d'arrondissement MoDem, ancien président (Oct 2004- Nov 2006) du syndicat étudiant FAGE (Fédération des associations générales étudiantes, deuxième organisation étudiante). Il a une licence en management des organisations de l'Economie Sociale.
Il a été conseiller en stratégie santé et communication institutionnelle au sein du Groupe Protéines (santé grand public).
Il a été nommé Directeur de la Communication du MoDem depuis Décembre 2009.
votre commentaire -
Anulação de Voos
Aeroportos encerrados até as 20H00 do Sabado 17a CIVICA confirma que os voos vindos de Portugal, do sul da França e de outros destinos estão cancelados para Paris.
Aéroportos de Roissy Charles de Gaulles, Orly, Beauvais e Bourget estão sem autorisação de voos devido aos fumos da irução do volcano da Islandia.
Por consequente o trafico aério esta bloqueado.
A CIVICA esta a tentar adquirir alguns bilhetes de comboio e TGV
Não ha alternativa para os participantes vindos de
Alsace, aquitaine, midi-pyrénées, Provence-Alpes-Côte d'Azur e Languedoc-Roussillon.Informações dia 16 de Abril de 2010.
Não ha voos para Paris até as 20horas pelo Menos
Sabado 17- voos cancelados até as 20 horasA Associação efectuara o reembolso da comparticipação do jantar
votre commentaire -
Participação eleitoral portuguesa em França "multiplicou-se", diz lusoeleito Paulo Marques (C/VÍDEO)
*** Serviço áudio e vídeo disponível em www.lusa.pt)
Paris, 14 abr (Lusa) - A participação eleitoral portuguesa em França “multiplicou-se” desde as autárquicas de 2001, afirmou hoje à Agência Lusa em Paris o responsável da associação de lusoeleitos CIVICA.
“Começámos do nada”, recordou Paulo Marques, presidente da CIVICA, que esta semana assinala o décimo aniversário como associação.
De uma dezena em 1995, passou-se para cerca de 3500 lusoeleitos em toda a França, sublinhou Paulo Marques, que situa o momento de viragem nas autárquicas de 2001, onde os europeus, incluindo os portugueses radicados em França, tiveram pela primeira vez direito de voto.
“O que para nós é importante realçar é a reação de participação cívica e política de portugueses e franco-portugueses, em várias eleições, nas autárquicas, europeias e regionais”, referiu o presidente da CIVICA.
Paulo Marques recebeu hoje a visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, no certame dos autarcas de Île de France (a região de Paris), onde a CIVICA marca presença e assinala o seu aniversário.
O responsável da associação de lusoeleitos admite que é necessário continuar as campanhas de sensibilização junto dos emigrantes portugueses de primeira geração que não têm a nacionalidade portuguesa ou não estão inscritos nos cadernos eleitorais, notando que anualmente se inscrevem entre 15 mil a 20 mil portugueses.
“É pouco. Há ainda muito trabalho pela frente, nomeadamente (para as) legislativas com ministros e secretários de estado de origem portuguesa. A meta está à vista. Mas acelerou-se tudo nos últimos três anos e houve uma tomada de consciência de comunidade portuguesa em França”, frisou Paulo Marques.
“Há um universo de 300 ou 400 mil eleitores de origem portuguesa em França que votam em todas as eleições”, notou o autarca e empresário de origem portuguesa.
Paulo Marques acredita na possibilidade de a França poder ter um líder de origem portuguesa.
“Claro que sim”, declarou Paulo Marques, recordando o precedente de Pierre Mendes France, descendente de uma família judaico-portuguesa e primeiro-ministro francês em 1954-55.
PRM
votre commentaire