• V Encontro Mundial de Jovens Lusodescendentes 19 ao 27 de Maio 2007

    Para participar no V Encontro Mundial de Jovens Lusodescendentes, todos os jovens ente os 18 e os 30 anos deverão preencher a ficha de candidatura, até ao dia 5 de Abril. Os participantes terão as viagens, a estadia e as refeições tal como as visitas gratuitas. Ver informações: www.dgaccp.pt/newsletter.pt

    V Rencontre Mondial de Jeunes Lusodescendants du 19 au 27 Mai.
    Vous avez de 18 à 30 ans envoyez votre candidature sur www.dgaccp.pt/newsletter.pt

    votre commentaire
  • Luso Academia ? Qualquer semelhança com um programa de divertimento do primeiro canal francês é pura coincidência. A expressão designa neste caso o evento, organizado pelo Paulo Marques, que dirige a Associação Cultural Portuguesa Rosa dos Ventos de Aulnay-sous-Bois e a Associação Cívica. Ocorrido a 17 e 18 de Março, em Le Mans, o acontecimento juntou cerca de cinquenta jovens e menos jovens, que vieram debater e trocar ideias sobre « lusofonia ».

    Esta terceira edição superou as expectativas dos jovens luso-descendentes, que entre alguns períodos de convívio e lazer, ficaram também a saber da actualidade mais recente da lusofonia. Identidade, papel dos média e cultura foram alguns dos eixos desenvolvidos ao longo dos dois dias. Os diversos painéis permitiram abordar varias temáticas ; umas mais ligeiras, outras mais profundas. Sem rodeios e num quadro informal, os debates foram alimentados por um público que, ainda que juvenil, foi muito participativo e demonstrou grande interesse e maturidade em relação às questões das jornadas.

    Paulo Marques, que protagonizou o evento, evocou a sua missão no seio das associações que dirige e insistiu na necessidade para os Portugueses de se implicarem mais na vida política francesa. Conhecido pela sua acção no meio associativo, Paulo Marques destaca-se também pelo papel que tem na cidade de Aulnay-sous-Bois, onde é conselheiro municipal. A sua longa experiência do associativismo e o conhecimento que tem dos luso-descendentes permitiram-lhe suscitar a adesão por parte do auditório, que ficou também a saber do lançamento da segundo número da revista, editada pela Associação Cívica e que fornece informação preciosa sobre o turismo em Portugal.

    O artista Tony Gama e os filhos não faltaram também ao encontro. O artista, que acaba de lançar um novo trabalho, intitulado “Fados de Coimbra”, falou também do seu percurso pessoal e artístico. Enquanto cidadão português, disse sentir-se bastante entristecido com uma certa imagem da comunidade, uma imagem ainda prisioneira dos « clichés » e totalmente desadequada com a realidade de hoje. Insistiu na ambição que os Portugueses devem ter para si próprios e pôs em relevo os recursos e as riquezas de que dispõem. Os filhos, Marco e Carole, já nascidos em França e que também iniciaram uma carreira artística, falaram da maneira de ser-se simultâneamente Francês e Português. E porque nada é mais empolgante do que uma canção, Tony Gama decidiu pontuar a sua intervenção com um « Coimbra tem mais encanto », retomado pela assembleia presente.

    O campo dos média também mereceu alguma atenção. António Cardoso, que conhece bem esse tema, retratou a realidade dos meios de comunicação social que existem actualmente e falou, em traços largos, dos projectos que poderão vir a nascer muito em breve. Deixou claro que era fundamental haver órgãos de imprensa, dinâmicos e à escuta das expectativas do público mais jovem, sem que essa geração poderá perder o contacto com a sua herança cultural.

    Depois dos debates, as festividades continuaram pela noite dentro. Karaoké, música e dança agitaram os participantes, na pista da discoteca Le Pacific. Todos se entregaram à euforia do momento, inclusive o Paulo Marques, visívelmente rendido ao entusiasmo dos mais jovens.

    A próxima edição, já agendada, promete - segundo deixou entender o organizador do evento - ser ainda de maior envergadura. Atendendo que esta manifestação foi um grande sucesso, um óptimo compromisso entre divertimento e reflexão, é com grande impaciência que esperamos poder pisar o palco da edição de 2007.



    Vida Lusa n° 87 Abril 2006 - Elisabeth Machado

    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique