• Paulo Marques quer emigrantes no Conselho Económico Social

    Uma delegação da Associação Cívica, de Autarcas Portugueses em França está em Portugal esta semana para apresentar ao Governo e ao Presidente da República uma proposta de integração de emigrantes no Conselho Económico e Social.
    Em declarações à agência Lusa, o Presidente da Associação Cívica, Paulo Marques, defendeu a integração de membros das Comunidades portuguesas no Conselho Económico e Social (CES) em Portugal, como uma forma de participarem «mais activamente» na vida do país.
    O objectivo desta integração é «criar uma coesão nacional entre os 10 milhões de Portugueses que vivem em Portugal e os cinco milhões que moram no estrangeiro », disse Paulo Marques, Conselheiro Municipal há 11 anos em Aulnay-sous-Bois (93).
    Como exemplo, o autarca referiu que o Conselho Económico e Social francês integra seis representantes da diáspora francesa, além de  membros das Comunidades estrangeiras residentes em França.
    A delegação da Associação Cívica está em Portugal desde o dia 15 e permanecerá até 25 de Outubro e fazem parte da visita encontros com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com os Secretários de Estado das Comunidades, António Braga e do Turismo, Bernardo  Trindade, e com membros de partidos políticos. A situação dos Portugueses em França, nomeadamente a falta de informação no que toca ao acesso aos serviços consulares e ao ensino da língua portuguesa, e a participação cívica dos emigrantes são outros dos assuntos que os membros da Associação Cívica vão abordar nas reuniões.
    Do programa constam ainda encontros com Presidentes de 10 autarquias, com quem vão falar sobre o turismo das suas regiões. «Os autarcas portugueses em França costumam divulgar Portugal nos municípios onde trabalham, sendo por isso importante a troca de informação com os Presidentes de câmara para a promoção turística», salientou Paulo Marques.
    Criada em 2000, a Cívica é uma associação composta por alguns dos 230 autarcas portugueses eleitos em França.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :