• Luso-canadianos batem recorde ao alcançarem sete cargos autárquicos no Ontário

    Toronto, Canadá, 26 out (Lusa) – Os luso-canadianos garantiram na segunda-feira um total de sete cargos municipais nas eleições no Ontário, Canadá, conseguindo um recorde de presenças nas autarquias da província.

    A nível geral, estas eleições deram novas caras às cidades de Toronto e Otava. Rob Ford impôs-se aos opositores e tornou-se no novo presidente de Câmara de Toronto, sucedendo a David Miller, enquanto em Otava o autoassumido como “desajeitado” edil Larry O`Brien, que pedia segunda oportunidade ao eleitorado, cede o lugar a Jim Watson.

    A noite eleitoral trouxe bons resultados para os portugueses, já que em mãos luso-canadianas ficaram uma presidência de câmara, quatro posições de “trustees” (gestores) escolares e duas vereações, uma das quais é o regresso de portugueses à Câmara de Toronto.

    A vitória de Ana Bailão, em Toronto, pelo círculo de Davenport (bairro 18), colocou de novo uma presença portuguesa no grupo dos 44 vereadores da grande autarquia canadiana, o que motivou a festa na Casa dos Açores do Ontário, em Toronto, local que a vencedora escolheu para confraternizar com os apoiantes na segunda-feira.

    Júlio Vilela, cônsul geral de Portugal em Toronto, Mário Silva, deputado federal canadiano, Charles de Sousa, deputado provincial no Ontário, o sindicalista Tony Dionísio, o empresário Frank Alvarez eram algumas figuras conhecidas presentes.

    Instado pela Agência Lusa a comentar o resultado das eleições, o cônsul português acentuou que “a eleição de portugueses, como o caso de Ana Bailão para a Câmara de Toronto, é motivo de orgulho para toda a comunidade portuguesa”.

    Em Kingsville, Nelson Santos saboreou o triunfo do terceiro mandato à frente da autarquia, segundo confirmou o próprio à Lusa.

    “O meu objetivo é trabalhar nos próximos quatro anos para Kingsville”, declarou, mas deixando no ar alguma incerteza, ao reafirmar ser fiel ao compromisso que assumiu para concorrer a eleições federais, por ter sido nomeado o candidato oficial do Partido Liberal para o círculo eleitoral de Essex.

    Também três luso-canadianos viram confirmada a recondução aos cargos de gestores de direções escolares. Com 54 por cento dos votos, Maria Rodrigues teve clara vitória no distrito eleitoral de Davenport (marcadamente português) para a comissão diretiva das escolas públicas de ensino em inglês (Toronto District School Board - TDSB), sendo seguida pelo luso-canadiano e repetente na corrida, John Costa (com 17,9 por cento), com outro português, Helder Gomes, a ficar em último (3,9 por cento).

    Igualmente eleitos foram Eduardo Viana, em Halton-Oakville, e Manuel da Silva, em Waterloo-Cambridge, embora se tenham posicionando respetivamente em 3º. e 2º. lugares nos seus escrutínios.

    Frank Monteiro, também em Cambrigde, celebrou a sua estreia política, recolhendo um total de 1241 votos e a obtenção da vereação da cidade pelo bairro eleitoral 7.

    Peter Ferreira, político, dirigente associativo e consultor em imigração, arrecadou vitória no escrutínio, pelo que regressa ao cargo de “trustee” na direção escolar católica de Dufferin-Peel, na região de Mississauga.

    EF.


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :