• LUSA - Cívica e CCP vão lançar uma campanha para o recenseamento

     

    Lisboa, 18 Nov (Lusa)

    A Associação Cívica (dos autarcas portugueses em França) e a Comissão da Participação Cívica e Política do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) vão lançar uma campanha para o recenseamento dos portugueses no estrangeiro.

        Divulgada oficialmente a partir de quinta-feira na RTP Internacional, SIC Internacional, televisões, rádios e jornais locais nas comunidades, a campanha tem por objectivo promover a participação dos portugueses no estrangeiro nas eleições europeias de Junho de 2009.

        Para já, o spot da campanha pode ser visto no site de partilha de vídeos Youtube, onde surgem vários portugueses a explicar as vantagens de se recensearem e é dada informação de como se podem inscrever nos cadernos eleitorais.

    Clique aqui - Campanha

        "A grande maioria das televisões, rádios e jornais locais da Europa aceitaram ser nossos parceiros nesta campanha", disse à Agência Lusa Paulo Marques, presidente da Cívica.

        O responsável, também presidente da Comissão da Participação Cívica e Política do CCP, disse que esta iniciativa surgiu na sequência de uma campanha idêntica que a Cívica organizou para as eleições autárquicas de Março, em França.

        "A campanha de 2006/07 permitiu, em França, o recenseamento de mais 27 por cento de portugueses sem nacionalidade francesa, o que significa mais 10 mil inscritos", indicou Paulo Marques.

        Além do recenseamento, o responsável disse ainda esperar "que haja também candidatos portugueses nas listas para as eleições europeias em todos os países da UE".

        Sublinhando que o recenseamento só pode ser feito até 31 de Dezembro, Paulo Marques destacou também que os portugueses têm de escolher na altura se querem votar nos candidatos do país de residência ou nos do país de acolhimento.

        "O importante é participarem", acrescentou.

        De acordo com Paulo Marques, existem em França mais de 81 mil portugueses sem nacionalidade francesa inscritos nos cadernos eleitorais, num universo de 500 mil.

        O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.
    MCL. Lusa/fim


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :