HISTORICO DA CIVICA
Criada em 2000, a Associação Civica (Associação dos Eleitos Portugueses, LusoFrançeses e Europeus em França), associação de lei de 1901 sobre as associações em França, agrupa e anima mais de uma centena de autarcas em França que têm conjuntamente uma pertença Portuguesa e uma forte identidade Europeia.
A necessidade da criação da associação impôs-se, aquando de uma reunião sobre a participação civica dos Portugueses em França, que se realizou no Senado Françês, em 05 de Fevereiro de 2000, iniciativa de Paulo Marques. Contaram com a presença de Christian Demuynk, Senador Presidente da câmara municipal de Neuilly sur Marne; Eric Raoult, eis Ministro, deputado e Presidente da câmara municipal do Raincy; Carlos Gonçalves, Deputado Português e eis Secretario de Estado Português; Hermano Sanches, Cap Magellan; Justino da Costa, Conselheiro das Comunidades, vários eleitos locais, autarcas e dirigentes associativos Portugueses em França...
Paulo Marques..., então Conselheiro Municipal de Aulnay sous Bois desde 1995 e já sendo candidato em 1989, colaborou eficazmente às preliminares que permitiram, por um lado a introdução da realidade franco-Portuguesa nos debates políticos dos diversos partidos, por outro lado ao nascimento da futura associação.
Desde 2005, a CIVICA intégra os candidatos não eleitos em 2001 nas ultimas eleições municipais, bem como os futuros actores de utilidade pública.
A CIVICA tem como vocação de favorecer a participação cidadã e de apoiar de maneira operacional os candidatos Portugueses, LusoFranceses e Europeus na sua missão eleitiva.
Desde o dia 4 de Junho de 2012 a CIVICA cresce com a CIVICA MUNDI com Luso eleitos no mundo e intigos Secretarios de Estados das Comunidades Portuguesas.
OS OBJECTIVOS DE CIVICA
Desde a sua criação, a CIVICA esforçou-se de informar sobre os novos direitos de 1994 sobre a participação civica dos Europeus sem nacionalidade Francesa residentes na França, na sua dimensão nacional, ou seja com as alternativas que caracterizam-no nos diferentes departamentos onde é notório uma forte presença activa de Portugueses; igualmente empregou-se a fazer descobrir a cultura deste país bem como os benefícios e vantagens de uma dupla pertença. As actividades organizaram-se de acordo com três eixos principais: · Apoio aos candidatos, aos eleitos e municípios · Actividades em relação com os governos Franceses e Portugueses · Programa cultural, informativo e formador ao endereço dos eleitos Portugueses em França e os futuros actores de utilidade pública. Contudo as actividades esticam muito para um mesmo objectivo: desenvolvido a participação cidadã dos Portugueses da França bem como, os Europeus residentes na França (não nacionais), e por conseguinte assim de sensibilizar progressivamente as associações, as famílias e as organizações governamentais na França e Portugal. Por conseguinte frequentemente trabalhou em colaboração com as embaixadas e dos organismos públicos e privados que lhe prestaram uma ajuda eficaz na realização de numerosos projectos. É importante agradecer os benfeitores: Sr. Mario Martins da MRTI, Sr. Mapril Baptista "Les Dauphins", Sr. Fernando Da Costa da Eurelec, o ICEP, o Sr Diamantino Marto da empresa Marto SA, a associação ANJEL...
AS ACTIVIDADES DE CIVICA
A) CIVICA E a PARTICIPAÇÃO CIDADÃ ......:
1 - Ajuda à informação: - acção de sensibilização junto das associações, os eleitos locais, as famílias,;
- criação de cartazes e de folhetos com a colaboração dos benfeitores e de parceiros, de maneira ajudar os eleitos Portugueses e lusofranceses nas suas campanhas de informação; - aposta à disposição de folhetos e de revistas que vêm do estrangeiro;
- empréstimo de exposições itinérantes.
- campanha de informação sobre a Cidadania, participação cívica na França e Portugal.
2 - Apoio e publicação de material - aposta à disposição de registos; - publicações diversas (disposição dos eleitos e de associações): 2004 - brochura CIVICA "Portugal..." A caminho para o Euro... "2005 - brochura civica" Portugal 2005 " - 2006, brochura civica" Portugal... un monde à découvrir"
Em 2011 a civica edita o Civica Contact enviado aos Luso eleitos de França.
3 - Presença nos salões e congressos de autracas e Presidentes de Câmaras municipais (França). "Ausentes não existimos !" diz Paulo Marques, Presidente da Civica e fundador da Civica Mundi.