Par
civica dans
Presse le
17 Mars 2008 à 16:18
O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, felicitou hoje todos os candidatos portugueses e luso-desecendentes que se apresentaram às eleições municipais francesas, considerando que o seu exemplo estimula a participação eleitoral no estrangeiro.
"A participação eleitoral local dos portugueses residentes no estrangeiro é muito importante para a afirmação cívica, entrosamento social e político das comunidades, e estimula para que no futuro mais e mais compatriotas sigam o exemplo", disse António Braga à agência Lusa.
Várias centenas de candidatos lusos disputaram as eleições municipais francesas, cuja segunda volta, realizada domingo, colocou centenas de portugueses e luso-descendentes em autarquias francesas.
Hermano Sanches Ruivo, eleito conselheiro municipal em Paris, e Alda Pereira-Lemaître, que conquistou a presidência da câmara de Noisy-le-Sec, nos arredores de Paris, protagonizam as vitórias eleitorais mais importantes da comunidade.
Para António Braga, o facto de ter havido tantos candidatos é, "por si só, um acto que se deve encorajar e digno dos mais rasgados elogios e reconhecimento".
"Daí as minhas felicitações para todos os cidadãos portugueses e luso-descendentes que se candidataram", acrescentou o titular da pasta das Comunidades.
António Braga disse ainda à Lusa que o Governo português "está muito atento a este crescendo participativo, tão importante também para Portugal", pelo que decidiu organizar este ano o Fórum Mundial dos Luso-Eleitos.
A iniciativa visa reunir no nosso país o maior número possível de eleitos espalhados pelo Mundo e "criar mecanismos que permitam o seu conhecimento mútuo".
CFF
Lusa/Fim