-
Lusa - Salon des Maires
Salon des Maires
Lisboa, 22 Nov (Lusa) - Mais de um quarto dos europeus residentes em França habilitados a votar nas próximas eleições municipais têm nacionalidade portuguesa, disse hoje à Agência Lusa o presidente da Associação dos Autarcas Portuguesas em França (CIVICA).
De acordo com Paulo Marques, que cita dados do último recenseamento eleitoral, dos 200.000 europeus residentes em França e sem nacionalidade francesa que podem votar para as eleições municipais, 63 mil são portugueses.
Paras as eleições municipais francesas, que se realizam a 09 e 16 de Março de 2008, podem votar e serem eleitos todos os europeus sem nacionalidade francesa.
O presidente da CIVICA adiantou que estes dados não abrangem os luso-descendentes, uma vez que têm nacionalidade francesa e não são considerados estrangeiros.
Paulo Marques salientou que o número de emigrantes portugueses que podem votar nas próximas eleições municipais poderá aumentar, tendo em conta que o recenseamento eleitoral termina a 31 de Dezembro.
A CIVICA e o Conselho das Comunidades Portuguesas de França estão a desenvolver uma campanha de informação junto dos emigrantes para que se inscrevam nos cadernos eleitorais.
A campanha de sensibilização passa pela divulgação de anúncios na RTP internacional, nas televisões, nas rádios e jornais da comunidade portuguesa em França.
Paulo Marques considerou importante que os portugueses votem para as eleições municipais, uma vez que "são intervenientes da vida pública do seu município".
Os emigrantes devem também votar para demonstrarem uma "maior visibilidade participativa" da comunidade, adiantou.
A CIVICA esteve presente entre terça-feira e hoje no salão de Presidentes de Câmaras Municipais Francesas, em Paris, com o objectivo de informar os autarcas que os europeus em França, em particular a comunidade mais numerosa, a portuguesa, têm direito de voto, disse Paulo Marques.
O responsável acrescentou que os presidentes de pequenos municípios desconheciam que os europeus podem participar nas eleições municipais.
Cerca de um milhão de portugueses e luso-descendentes vivem em França.
Nas últimas eleições municipais, em 2001, foram eleitos 350 autarcas de origem portuguesa. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
-
Commentaires