Par
civica dans
Presse le
17 Mars 2008 à 08:40
Lisboa, 16 Mar (Lusa)
Hermano Sanches Ruivo foi hoje eleito conselheiro de Paris na segunda volta das eleições municipais, sendo o primeiro português a ocupar este cargo na Câmara da capital francesa.
Em declarações à Agência Lusa, este português que vive em França há 38 anos, afirmou que foi convidado pelo actual presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoë, a integrar as listas lideradas pelo PS às municipais.
Hermano Sanches Ruivo figurava em quinto lugar na lista que se apresentou aos eleitores no 14º bairro da capital e conseguiu ser eleito, tornando-se um dos 163 conselheiros da cidade.
Os conselheiros integram a Assembleia da Câmara Municipal, acompanham os dossiers que lhes são atribuidos, votam propostas e ajudam a autarquia a gerir um orçamento de sete mil milhões de euros.
"É uma boa notícia para todos nós, só peca por ser tardia, dado que os portugueses já estão em França de forma maciça há mais de 40 anos", disse à Lusa o novo conselheiro sobre a sua eleição, adiantando que a lista em que se candidatou terá obtido 57 por cento dos votos.
Hermano Sanches Ruivo nasceu na região de Castelo Branco e foi para França com 4 anos.
Actualmente trabalha como consultor e afirma-se empenhado em promover e incentivar a participação política dos europeus residentes em Paris, em particular dos portugueses.
Paulo Marques, presidente da CIVICA (associação de autarcas portugueses em França), disse à Lusa que tem indicações de uma forte participação da comunidade portuguesa nestas eleições.
Candidato à vice-presidência da câmara de Aulnay-sous-Bois (nos arredores de Paris), Paulo Marques, que integrava as listas da UMP (direita), acabou por não ser eleito.
Mas regojizou-se com a eleição de autarcas oriundos da comunidade portuguesa nas municipais francesas, embora ainda não saiba quantos.
No entender do presidente da CIVICA, esta participação demonstra a "capacidade interventiva" dos portugueses.
Alda Pereira eleita Presidente da câmara municipal de Noisy le Sec.
Carlos da Silva em Corbeil essone
Paulo Paixão reeleito vereador do urbanismo à primeira volta em Dammary les lys