• (CIVICA) vai lançar várias campanhas de sensibilização

     Lisboa, 28 Ago (Lusa) - A Associação de Autarcas Portugueses em França (CIVICA) vai lançar várias campanhas de sensibilização para que os portugueses sem nacionalidade francesa residentes naquele país sejam mais participativos nas autárquicas de 2008, como votantes e como candidatos.

        Uma mega campanha de informação sobre as inscrições eleitorais, uma brochura sobre Portugal, uma publicação sobre o Estatuto do Autarca e Eleito Local em França e "A minha Biblioteca Fala Português" são algumas das iniciativas a realizar a partir de Setembro.

        Em declarações à agência Lusa, o presidente da CIVICA, Paulo Marques, disse que estas iniciativas surgiram depois da "fraca participação" dos portugueses nas eleições de 2001.

        "Em 2001 foi a primeira vez que tivemos portugueses sem nacionalidade francesa a serem votados e a votarem. Houve uma fraca participação nos inscritos nos cadernos eleitorais e a participação dos candidatos foi muito escassa", afirmou.

        Contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa, o também vereador para a Juventude em Aulnay-sous-Bois destacou a mega campanha de informação sobre as inscrições eleitorais que a CIVICA vai realizar em toda a França juntamente com o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP).

        A mensagem que a CIVICA e o CCP querem passar aos portugueses vai ser divulgada por todos os órgãos de comunicação social com visibilidade em França, nomeadamente televisões (onde se inclui a RTP Internacional), rádios, jornais, sites da Internet, cartazes e panfletos.

        Aquela associação vai lançar também em todo o país a quarta edição de uma brochura sobre Portugal e publica o Estatuto do Autarca e Eleito Local em França, onde explica os deveres e direitos dos autarcas.

        "Esta ideia surgiu porque, em 2001, muitos autarcas desconheciam os seus direitos e deveres", adiantou Paulo Marques.

        O responsável destacou ainda a iniciativa "A Minha Biblioteca Fala Português", realizada em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian, que vai oferecer cerca de 25 livros portugueses a 50 câmaras municipais francesas.

        "Até Março de 2008 teremos a oportunidade de ter uma secção de livros portugueses nas bibliotecas municipais, de dar voz à comunidade portuguesa e de ter uma estrutura de onde se falará de Portugal", afirmou Paulo Marques, acrescentando que a Gulbenkian vai oferecer livros infantis, de grandes escritores portugueses, de geografia e de história.

        "Havendo iniciativas em conjunto com câmaras municipais, criamos condições para recebermos e partilharmos informação sobre o direito de voto e de eleição dos portugueses. Dá visibilidade local e é uma oportunidade de relembrar que a participação cívica também passa pela comunidade portuguesa", sublinhou.

        O presidente da CIVICA lembrou ainda que irá participar no Salão dos Presidente de Câmaras Franceses, em Novembro, e no Encontro de Autarcas promovido pela Embaixada de Portugal em Paris.

        Em França existem 350 autarcas portugueses ou de origem portuguesa, dos quais três são presidentes de câmara.

        Nas eleições de 2001, estavam inscritos nos cadernos eleitorais 50 mil portugueses sem nacionalidade francesa, de acordo com Paulo Marques.

        Em França vivem cerca de um milhão de portugueses e só na região de Paris aproximadamente 700 mil, o que a torna a segunda maior área metropolitana com mais portugueses, a seguir a Lisboa.

        MCL.    Lusa/fim

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :