-
Cerca de 500 mil portugueses podem votar nas presidenciais
França/Eleições:
Cerca de 500 mil portugueses podem votar nas presidenciaisLisboa, 21 Abr (Lusa)
Cerca de 500 mil luso-franceses estão inscritos para votar nas eleições presidenciais em França, que se realizam domingo, e os apoiantes das principais candidaturas mostram-se convictos numa maior mobilização dos portugueses no escrutínio.A taxa de participação dos emigrantes nos actos eleitorais é geralmente diminuta, mas o envolvimento dos luso-descendentes na campanha eleitoral poderá traduzir-se num aumento do número de votantes.
"Pela primeira vez há um grande envolvimento da comunidade portuguesa numa campanha presidencial", disse à Agência Lusa o luso-descendente Paulo Marques, responsável máximo pelos comités portugueses de apoio à candidatura de Nicolas Sarkozy.
De acordo com Paulo Marques, que participou, em 2002, na campanha do actual presidente, Jacques Chirac, os portugueses criaram cerca de 100 comités de apoio a Nicolas Sarkozy, tornando-se a comunidade estrangeira mais participativa nestas estruturas.
Também a apoiante da candidata socialista Ségolène Royal, a portuguesa Gracinda Maranhão, disse à Lusa que "este ano vai haver mais votantes da comunidade portuguesa".
Para Gracinda Maranhão, dirigente da secção do PS português em França e militante do Partido Socialista Francês (PSF), um maior número de luso-franceses vai votar no domingo, face ao "perigo" que representa a candidatura da direita de Sarkozy.
Só podem votar para as eleições presidenciais em França os portugueses com nacionalidade francesa, por isso a grande fatia dos eleitores é a segunda e terceira geração.
Segundo a associação dos portugueses eleitos nas autárquicas francesas (CIVICA), é difícil saber o número exacto de portugueses que votam, uma vez que têm a dupla nacionalidade e são considerados franceses, não havendo uma distinção.
Os cerca de 500 mil luso-franceses são apenas uma estimativa feita pele CIVICA, tendo em conta o número de luso-descendentes e dos portugueses que adquiriram a nacionalidade francesa.
Muitas das notícias sobre a campanha presidencial chegaram à comunidade portuguesa através da Rádio Alfa, estação em língua portuguesa, que emitiu uma série de entrevistas aos candidatos.
Pela Rádio Alfa passaram Olivier Besancenot (Liga Comunista Revolucionária), José Bové (movimento anti-globalização), Jean-Marie Le Pen (extrema-direita) e Nicolas Sarkozy (União para um Movimento Popular).
Na entrevista, Nicolas Sarkozy referiu que os portugueses em França são um exemplo no que respeita à integração na sociedade, enquanto Le Pen disse ser contra a entrada de novos imigrantes em França, "incluindo os portugueses".
Em França vivem cerca de um milhão de portugueses e só na região de Paris aproximadamente 700 mil, o que a torna a segunda maior área metropolitana com mais portugueses, a seguir a Lisboa.
21-04-2007 9:15:00. Fonte LUSA.
Temas: política eleições presidente comunidades frança portugal
-
Commentaires